Amor nos livros e fora deles com as joias sempre presentes – A Póvoa de Varzim será a cidade onde as Joias casam com a Literatura para uma aliança de luxo.

O 21º Correntes d’Escritas, promovido pela Câmara Municipal, inspira a centenária Tavares para o lançamento da campanha que pretende celebrar os amores reais que por lá passam desde 1922 – Há Histórias de Amor que vivem fora dos livros.

A eternização de amores eternos. Este é o mote para a campanha da Tavares, que pretende dar voz às incontáveis Histórias de Amor eternos e reais, testemunhadas e materializadas com peças de Joalharia desta casa, ao longo de quase cem anos. Atenta às Histórias de Amor que vivem para sempre e aos seus personagens que, frequentemente, os visitam ora para adquirir mais uma peça do seu legado, ora para lá deixar em restauro alianças e anéis de noivado com o cunho Tavares, onde se sentem já marcas do tempo e das memórias. São essas as histórias que a Tavares pretende agora narrar e partilhar com toda a comunidade.

Nas montras, as joias brilham juntos dos mais belos exemplares da Literatura Portuguesa. Eça de Queirós, Luís de Camões e Alexandre Herculano são alguns dos autores que se juntam às peças de arte fundidas nos mais nobres metais e cravados de preciosidades. Esta é a homenagem à Literatura, à Portugalidade e ao orgulho no que se faz por cá, desde tempos imemoriais, sempre olhando para o futuro.

Um marcador de livros de edição especial Correntes d’Escritas 2020 foi desenhado e criado pela Tavares para presentear todos os que aceitarem por lá passar e deixar registado num livro – ainda em branco – memórias, frases, palavras, pensamentos e sentimentos de Histórias de Amor. Para o acesso, um requisito essencial: serem histórias reais, que incluam o néctar da felicidade – Amor e Joias.

Muitos são os participantes no evento Correntes d’Escrita – e todo o público – que quererão deixar, neste livro, o registo em palavras das Histórias de Amor que os acompanham. A partir de todas elas, a Tavares compromete-se a dar-lhes voz, palco e forma. Porque é isso que faz desde 1922. Dar forma, brilho e textura ao Amor. É esse o caminho que pretende percorrer neste novo ciclo: eternizar pelas joias os amores eternos e partilhar todas essas histórias que por lá passam e brilham. Fora dos livros.

Vejam a primeira dessas histórias aqui: https://bit.ly/3bGlJr0

A Alma da Joalharia Portuguesa servida à table, pelas mãos dos mais sábios mestres artesãos da Tavares. Nesta mesa, as peças cravadas com pedras preciosas contam estórias….

As criações da Tavares têm alma. Uma alma feita de quase 100 anos de excelência, baseados em tradição, visão e exclusividade. O valor histórico do seu passado traz conhecimento e uma verdadeira paixão por técnicas ancestrais, melhoradas a cada momento pela cuidada introdução de tecnologia e inovação que respeitam a tradição.

A exigência pelo savoir-faire e a curiosidade da Tavares transportam-se para uma visão particular em que se procuram novas abordagens, novos mundos, para um cliente novo, que busca o detalhe, o valor do craftsmanship, a inovação e a exclusividade.

Assim nasce o conceito de Jewellery à Table, representado pela baixela Stellarium – uma reunião ímpar de peças únicas feitas de metais nobres e pedras preciosas. Com a Stellarium, a Tavares propõe-se alimentar de luxo um cliente ávido de bom gosto, de requinte, que apresenta à mesa uma baixela nobre, customizada com o cunho próprio do cliente, desde a escolha das pedras preciosas, à gravação na baixela de elementos identitários do seu comprador.

Detentora de técnicas de manufatura artesanais, cria arte em exclusividade, aliando todo o saber dos seus mestres artesãos à contemporaneidade, que os seus designers incutem nos processos de criação. Nas palavras de Carlos Tavares, “A joalharia e as pedras preciosas, tal como a arte, transcendem a razão, transportando-nos para ambientes mágicos carregados de significado, simbolismo e sentidos. A Stellarium recria uma interpretação, muito pessoal, de todo este simbolismo à mesa, e adaptada à realidade de cada pessoa que a adquire. Não existem duas famílias iguais e não existirão duas baixelas iguais. São peças criadas para acompanhar gerações e serem cravadas da história e estórias de cada um”.

Cada peça é concebida a pensar no cliente. Com inúmeras formas de personalização, a baixela Stellarium permite ser o reflexo dos gostos de quem tem o prazer de a utilizar.

O flute, por exemplo, foi concebido para recriar o prazer de celebrar momentos únicos da vida, onde a prata, de forma distinta, desperta o sabor do palato e nos transporta para novas experiências e sensações. Tudo é criado para acompanhar instantes e épocas que, de forma nobre, enaltecem as pratas e as pedras preciosas num banquete cheio de requinte com talheres, marcadores e outros acessórios, que compõem a baixela Stellarium: momentos mágicos, para sempre na memória e nas histórias de família.

A Tavares leva agora além-fronteiras as suas criações, que refletem a consistência do trabalho desenvolvido com o cunho da qualidade e excelência da Joalharia Portuguesa, elevando, assim, cada vez mais os seus padrões de luxo, tornando-os cada vez mais distintos na arte que representam.

OURIVESARIA TAVARES

DISCOVER THE GOLDSMITHERY’S ETERNAL VALUE OF FUSING TRADITION WITH INNOVATION

Established in 1922, Ourivesaria Tavares is one of the most presti- gious goldsmithery factories in Portugal, based in Póvoa do Varzim. They are best known for creating jewellery and sacred art pieces that amalgamate an unrivalled level of tradition and innovation.

In all of their creations, they focus on using only the best mate- rials and techniques while always paying maximum attention to details. Their collections of jewellery are simply exceptional where GIA-certified diamonds and other precious stones take the spotlight. Ourivesaria Tavares’ commitment to the construction of an innovative future has granted them a unique distinction among the artistic community of the city back in 2016.

Luxury and craftsmanship are two terms that have been always associated to the outstanding work of Ourivesaria Tavares and according to Carlos Tavares, “luxury results from the value of the materials used, especially, the valued added by the artisan. In light of such, we have accepted – throughout almost 100 years – challenges proposed by our clients to develop unique pieces with exclusive and personalised details. Craftsmanship is, therefore, the assumption of luxury in all of our pieces”.

Many of their pieces are inspired by the rich history of Portugal, such as the “Baixela Portugália”, an hand-carved design where each piece has the coat of arms of D. Carlos. Another prime ex- ample is “Siglas Poveiras” a unique silver collection where graph- ics were applied to each piece in a representation of the fishing families that would use these elements to highlight maritime and homemade objects.

Furthermore, “As Arrecadas de Laúndos” is their most historic piece as it is a reproduction of items from the 2nd century BC. The original pieces were discovered at the beginning of the 20th century, in the parish of Laúndos and can now be found in the Soares dos Reis National Museum, in Porto. Ourivesaria Tavares’ master goldsmiths employed their knowledge of the techniques used at the time and reproduced them to perfection, and the final result was astonishing as many have difficulties realising which one is the original. When asked about what makes Ourivesaria Tavares’s pieces so unique, Carlos Tavares proudly answered, “We want each piece to have a value guarantee with a strong stamp of exclusivity and timelessness. In virtue of such, we opt for precious stones and enamels instead of other less noble ma- terials. And, to these, we apply techniques and designs that are defined by the tradition of Portuguese goldsmithery.”

Num artigo descritivo de algumas empresas comerciais da Rua da Junqueira, fomos referência e considerados um ponto de interesse a visitar. Sentimo-nos honrados e orgulhosos por esta nota. Aceite o nosso convite e visite-nos!
Esta semana estivemos no programa ” A Praça” nas manhãs da RTP 1. Foi com agrado que mais uma vez aceitamos o convite para estar presentes neste programa onde apresentamos as nossas colecções de Alianças de Casamento e Anéis de Noivado, assim como, apontamos algumas curiosidades e especificações que devem ser consideradas aquando aquisição destas jóias. Se vai casar e está na altura de fazer esta tão importante escolha saiba que estaremos nos próximos dias 12,13 e 14 de Janeiro na Exponoivos. Aguardamos a sua visita!