Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho

Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho

Inaugurou no dia 11 de julho, no Museu Gulbenkian a exposição Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho dedicada a uma mulher ímpar na arte e na sociedade portuguesa. A sua obra reflete uma identidade criativa particular e a singularidade da sua vida.

Na Galeria do Museu Gulbenkian sentiu-se a arte e a cultura popular do Minho, que serviu de fonte de inspiração da artista, na região onde passou a infância. Neste ambiente repleto de arte, dedicado a esta mulher forte e independente, foi também possível apreciar as peças de ourivesaria popular da coleção privada da Tavares – uma coleção construída ao longo de décadas e que orgulhosamente a Tavares vê expostas em paralelo com as obras de Sarah Affonso.

Esta belíssima exposição onde ressalta a cor azul cobalto, apresenta obras de pintura, desenho, bordado, cerâmica e ourivesaria, inspiradas na iconografia popular do Minho. Foi em elementos desta região, onde viveu até aos 15 anos de idade, que Sarah Affonso encontrou a inspiração para grande parte da sua obra.

A Tavares – com quase cem anos de existência – associou-se assim a mais um momento de valorização da história, da arte e das memórias que fazem parte do legado do nosso país. Orgulhosamente disponibilizou ao Museu peças de ourivesaria, do espólio da Casa Tavares, com características únicas e particularidades representativas de uma cultura e de uma época.

Sarah Affonso é assim evocada através da beleza da sua obra e de valores eternos, que fazem parte das nossas memórias e da nossa história e que acompanham a obra desta mulher, que marcou uma época e levou com ela – dentro e fora de fronteiras – toda uma inspiração, representativa da cultura do Minho.

Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho estará patente até ao dia 7 de outubro na Galeria do Museu Calouste Gulbenkian.

Outras Notícias

Loja Online

270JOB0287

Par de brincos em ouro branco de 19.2Kt com peso aproximado de 2.8g, 2 águas-marinhas 1.20ct e 32 diamantes peso total 0.32ct.

34-54491Y

Guizo de cabo e esfera totalmente recortada, em prata 0,925 com 29g

B.3782

Medalha Goris em filigrana de ouro amarelo com 3,9g

PARTILHAR ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

NEWSLETTER

Subscreva a nossa newsletter para estar a par de todas novidades


PORTES GRÁTIS

Válido para Portugal Continental e Ilhas.

Visite a nossa loja on-line e faça as suas compras connosco, aproveitando os portes gratuitos. Sem valor mínimo, ou condições, esta é uma campanha única e acumulável com outras em vigor.

PORTES GRÁTIS

Válido para Portugal Continental e Ilhas.

Visite a nossa loja on-line e faça as suas compras connosco, aproveitando os portes gratuitos. Sem valor mínimo, ou condições, esta é uma campanha única e acumulável com outras em vigor.

OURIVESARIA TAVARES
UM VALOR ETERNO